16 de out. de 2010
Companheiros de campanha e lutas
Nosso projeto avançou a nível nacional, embora pouco, mas tivemos dificuldades aqui no RS. Estamos abrindo um período de avaliações que logo serão socializadas, mas temos uma certeza. O PSOL segue sendo um partido necessário para apresentar um projeto alternativo para o país e isso torna nossa luta vitoriosa.
Construímos mais um pouco de nosso projeto, e em condições adversas, aproximamos novos companheiros, construímos novas referências públicas e demonstramos uma alternativa.
Nossos quase 700 votos, sem tempo de TV, sem militância profissionalizada, muito menos paga, sem muito dinheiro, sendo escondido como candidato da Região Sul pelo próprio PSOL, sofrendo com a queda geral da legenda do PSOL, fizemos quase que um milagre. Entre as candidaturas que operaram nestas condições, fomos disparados os mais votados. Portanto temos muito o que comemorar e o que pensar para o futuro.
Desde já convido a todos a se somarem na militância de nosso partido e em nossos movimentos. Ao mesmo tempo me coloco a disposição para estar junto as lutas dos companheiros.
Mais uma vez, muito obrigado pela dedicação, nossa luta socialista continua.
Sigo escrevendo no blog www.contramola.blogspot.com me sigam lá.
Mário San Segundo
29 de set. de 2010
Debate entre candidatos em Pelotas
Mário também usou suas falas para apresentar as propostas do PSOL a respeito da auditoria da dívida pública e taxação de grandes fortunas.
A atividade foi chamada de “Cidadania e Educação: políticas para a juventude” e contou com o apoio da direção e professores.
Também estavam presentes a candidata Manuela D'Ávila(PCdoB) e Matteo Chiarelli(DEM).
27 de set. de 2010
Neiva Lazzarotto indica voto em Mário San Segundo
Votando no Mário estamos apostando na construção de novas referências públicas de nossas lutas e na capacidade da juventude trabalhadora em construir uma política séria que sirva aos interesses da maioria da sociedade.
Por isso, indico que votem no professor Mário San Segundo para deputado federal!
Avante Educadores e fé na luta!
Neiva Lazzarotto (Candidata a deputada estadual, Vice-presidente do PSOL/RS e Vice-presidente do CPERS Sindicato - Licenciada)
Na foto, Mário fala no caminhão de som em frente ao Palácio Piratini ao lado de Neiva em ato do Fora Yeda.
Campanha em Pelotas
Seguiremos este trabalho na última semana, em que os eleitores buscam os números dos seus candidatos para votar.
Venha construir conosco essa alternativa!
Veja a foto de nossa equipe
13 de set. de 2010
Janta de campanha em Pelotas
Sexta-feira, dia 10 de setembro realizamos uma janta de apoiadores meus e da Neiva Lazzarotto em Pelotas. Serviu para mobilizarmos os companheiros e “recarregarmos as baterias”, nesta cansativa tarefa eleitoral.
A janta ocorreu no Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Alimentação de Pelotas, e contou com a participação de dezenas de pessoas.
Eu e Neiva agradecemos muito a presença de todos(as) e convocamos nossos a poiadores a nos ajudar nesta reta final de campanha, distribuindo panfletos, indicando nossos números e entregando nossas “colinhas” para facilitar a votação.
Desde já nossas campanhas agradecem o esforço realizado até o momento, com a certeza que avançamos mais um pouco na reconstrução de um projeto socialista para nossa sociedade.
Vamos à luta!!!
Mário San Segundo
Veja a seguir algumas fotos de nossa janta
12 de set. de 2010
Lucas, candidato ao senado do PSOL, fala sobre Mário
O professor Lucas dá seu depoiomento sobre Mário San Segundo.
Visita ao Sindicato UGEIRM
Pedro Ruas estava acompanhado pelos candidatos a deputado Mário San Segundo e Neiva Lazzarotto, que são apoiados por parte dos integrantes da direção do sindicato e da categoria dos policiais civis.
Veja mais em http://pedroruaspsol.wordpress.com/2010/09/06/reivindicacoes-dos-policiais-civis/
Foto de Gabrielle Tolotti
3 de set. de 2010
Video: Mobilização em Pelotas
Vídeo Mário e Berna
Mário fala sobre educação
2 de set. de 2010
Dia de luta e campanha
Acima, Mário conversa com um conterrâneo pelotense e torcedor Xavante - time do coração do Mário.
23 de ago. de 2010
Fernanda Melchionna vereadora de Porto Alegre defende Mário Deputado Federal
"Mário San Segundo é um valoroso militante do nosso partido que conheço a muito tempo, desde quando eu ainda era estudante secundarista em Alegrete. Um educador da nossa classe e um lutador das causas socialistas.
Nele, tenho certeza que podemos confiar e se Dep. Federal fará um excelente trabalho ao lado de Luciana Genro no Parlamento, em defesa da educação, juventude, trabalhadores e da valorização da Zona Sul do RS, com a qual tem profunda ligação."
Fernanda Melchionna - vereadora jovem do PSOL em Porto Alegre
17 de ago. de 2010
Conheça o Mário!
11 de ago. de 2010
Comitê em Pelotas
5 de ago. de 2010
Porque socializar para educar?
Nossas propostas para mudar a sociedade!
Vivemos em uma sociedade desigual, com um dos maiores índice de concentração de renda do mundo. Segundo o IPEA 10% de nossa população concentram 75% da riqueza. A classe média que não se engane, pois está entre os 90% mais pobre! Esta absurda concentração da riqueza gera uma desigualdade social que deixa milhões de pessoas sem acesso às condições básicas de sobrevivência.
Ao mesmo tempo, o dinheiro concentrado nas mãos de poucos é o que falta para a educação, saúde, segurança e outros serviços públicos. Sem uma política que descentralize esta riqueza é impossível a melhoria das condições de vida do povo brasileiro. A economia está crescendo, mas para quem está indo esta riqueza?
Para termos uma educação pública de qualidade para todos, não importando a classe social, é necessário distribuir a riqueza e investir fortemente no ensino público, com a contratação de professores, funcionários, pedagogos, psicólogos e outros profissionais necessários nas escolas.
Precisamos de mais escolas, melhorar as já existentes e investir em inclusão digital com laboratórios de informática, profissionais qualificados para estes espaços e computadores suficientes para todos. Não uma falsa inclusão onde a regra são 20 computadores para escolas com mais de mil alunos. Precisamos preparar as gerações de jovens para o mundo atual, cada vez mais informatizado
Só com a distribuição de renda e riqueza poderemos alcançar nossos objetivos de um país melhor com serviços públicos de qualidade. Queremos uma sociedade igualitária sem explorados ou exploradores, uma sociedade socialista profundamente democrática. Democratizando também a distribuição de renda.
Esta mudança só ocorrerá com a mobilização popular e participação, e nisso um mandato parlamentar pode prestar um importante auxílio mobilizando e apoiando movimentos organizados.
Por isso precisamos socializar a riqueza para educar nosso país!
Veja aqui as nossas propostas para começar a mudar a sociedade!
2 de ago. de 2010
Almoço com Plínio para discutir Educação
No último sábado 31/07 Plínio de Arruda Sampaio candidato à Presidência do PSOL, participou do VII Congresso Estadual do CPERS/Sindicato, evento onde recebeu o apoio de muitos participantes.
Direto deste congresso saímos, Plínio, eu e nossa candidata a deputada estadual Neiva Lazzarotto para um almoço promovido pela campanha de Neiva no mercado público de Porto Alegre. Durante o almoço discutimos o tema principal de nossa campanha, a educação. Plínio concorda com Neiva sobre a necessidade de um plano emergencial para a educação. “Não é possível que o Brasil continue investindo menos de 5% PIB na educação." Enfatizou Plínio.
Presentes ao almoço estavam também nosso candidato ao Governo do Estado Pedro Ruas, os candidatos ao Senado Berna Menezes e Prof. Lucas. Ana Fogaça, militante da Refundação Comunista, e Fernanda Melchiona, coordenadora do programa do PSOL para o Governo do Estado e vereadora de Porto Alegre.
31 de jul. de 2010
Com Plínio em Pelotas
Quinta-feira, em Pelotas, estive com nosso candidato à Presidência da República, Plínio de Arruda Sampaio e minha companheira de chapa, a Professora Neiva Lazzarotto. Foi, para dizer o mínimo, emocionante!
Durante o almoço, na casa do candidato ao Senado, Professor Lucas, Plínio nos deu uma aula de política e de como podemos implementar um governo que mude de verdade o regime político e de produção em nosso país. Plínio diz que nossa campanha está discutindo algo de grande importância, que educação, cultura, saúde, alimentação e outros elementos básicos da vida, só podem ser alcançados de forma digna com a divisão da riqueza. E para que isso aconteça é necessário abrir o debate público sobre a necessidade do socialismo que defendemos.
Visitamos ainda a imprensa local e fizemos um comício no calçadão, ponto alto da passada de Plínio pela cidade. Conseguimos agregar em nossa campanha muita gente importante dos movimentos de esquerda pelotense, o que nos deixa ainda mais empolgados.
Um dos momentos de destaque do comício foi quando convidei Bina Gasperin a realizar a sua filiação pública no PSOL, que teve sua ficha abonada pelo próprio Plínio. Bina representa uma nova juventude empolgada pela necessidade da construção de um Brasil sem desigualdades e que se aproxima do PSOL. É também uma referência no movimento estudantil da UFPEL e nos honra muito com sua filiação ao partido. Uma observação necessária é que a família Gasperin já é tradicional na esquerda pelotense, apesar de serem naturais de Bom Retiro. O irmão mais velho da Bina militou no início da década de 1990 na UFPEL. Outro de seus irmãos, Cassiano, foi meu colega de militância na BS/PT e no DCE da UFPEL, quando ele chegou a participar de uma greve de fome em 2001, contra a arbitrária cobrança dos ônibus para o campus da UFPEL. Agora tenho a felicidade de estar junto no PSOL com a revolucionária Bina.
No final da tarde acabamos a agenda da melhor maneira possível. Nos estúdios da RádioCom onde Plínio concedeu uma entrevista. A RadioCom é um exemplo de comunicação alternativa e democrática que gostaríamos de ver avançar. (veja aqui algumas propostas de nossa campanha para a área da comunicação)
Estou convicto que estamos avançando!
Veja mais fotos das atividades em Pelotas nos links a seguir:
http://picasaweb.google.com/contramola/FotosPlinioEmPEl#
http://picasaweb.google.com.br/ricardosevero79/PlinioEmPelotas#
http://picasaweb.google.com/contramola/FotosDaRCom#
28 de jul. de 2010
Dia de panfletagem em Porto Alegre
O mais legal foi que encontrei um ex-colega do CAVG de Pelotas, escola onde fui da direção do Grêmio Estudantil (GECPO) e iniciei a minha história na militância. Ele, que agora estuda geografia na FURG, ficou muito empolgado com minha candidatura me dando apoio. Coincidência, quando cheguei em frente a um computador ao abrir meu orkut na internet, lá estava outro ex-colega, o Duca, também do CAVG, me dizendo belas palavras que me deixaram bastante emocionado e feliz em saber que a política que fiz até aqui serviu para muitas pessoas me considerarem digno de confiança.
Como diriam velhos camaradas “a boa política deixa pegadas”.
Vai a seguir seu carinhoso depoimento:
“Pô cara!!! eu nem sabia da tua candidatura.... muito massa!!!! Orgulho de ti
meu velho!!! mas nós (eu, Braiam, Dudu, Andre e todos) na época do CAVG, já
sabia e brincava q tu iria longe .....!!!
é isso ai negaum!! abraço e toda força pra ti.
valeu
t+”
Veja fotos da panfletagem:
1º Vídeo de apresentação
Quem apoia Mário e Neiva
Como pano de fundo das eleições de 2010 está a profunda e prolongada crise do capitalismo. É ela que delimita as movimentações das classes sociais e partidos na atual conjuntura. O cenário nacional aponta para uma provável polarização entre as candidaturas de Dilma Roussef e José Serra com desfecho ainda imprevisível.
A oposição de esquerda encontra-se fragilizada, seja devido a pouca inserção de massas das organizações que a circundam, seja pela fragmentação política e orgânica que resultou na apresentação de três candidaturas diferentes. Entre estas, Plínio de Arruda Sampaio aparece como o candidato que reúne as melhores possibilidades para combater a oposição de direita, apresentar propostas avançadas de interesse dos trabalhadores e defender posições que acumulem para a unificação das forças populares. Não por acaso, extrapolou os limites da sua organização partidária e recebeu o apoio da Refundação Comunista e da Corrente Comunista Luiz Carlos Prestes.
Seguindo a lógica da oposição de esquerda em nível nacional, no Rio Grande do Sul também foram apresentadas três candidaturas por esse campo. Dentre estas, o representante do PSOL, Pedro Ruas ganhou notoriedade por ter protagonizado as principais denúncias envolvendo o governo estadual, apresentando-se como aquele com maior potencial agregador de massas. Em 2010 o voto de esquerda no Rio Grande é Pedro Ruas!
Para o Senado, apoiaremos as candidaturas de Berna Menezes e Luiz Carlos Lucas, líderes sindicais com uma trajetória referenciada na defesa dos direitos dos trabalhadores e na luta por uma Universidade em prol dos “de baixo”.
Apoiaremos também Mário San Segundo (Deputado Federal) e Neiva Lazarotto (Deputada Estadual), candidaturas colocadas à esquerda no espectro político gaúcho, comprometidas com as lutas populares e abertas ao diálogo com amplos setores sociais. Candidaturas comprometidas com a construção do socialismo, mas sem caráter meramente propagandista ou estreiteza política. Mário é professor e dirigente sindical, possui uma trajetória de militância marcada pela firmeza e coerência.
Neiva é vice-presidente do CPERS e foi uma das principais dirigentes das lutas contra o desmonte da educação e pelo impeachment da governadora. A trajetória de educadora a fez sensibilizar-se com os problemas que são enfrentados cotidianamente no contexto escolar e apontar propostas efetivas para melhorias no setor. Recentemente apresentou um “Plano Emergencial para a Educação Gaúcha”, que traz medidas importantes para resgatar a qualidade educativa, como o investimento de 10% do PIB e a limitação de alunos por sala de aula visando um ambiente pedagógico mais propício ao aprendizado.
Ambas as candidaturas centram seus ataques a concentração de renda no estado e no país, apoiando a taxação das grandes fortunas e colocando a distribuição dos recursos da produção como o fator principal para o aumento de investimentos nas áreas sociais. Apóiam a proposta de limitação do tamanho da propriedade da terra, instigada através do plebiscito promovido pelos principais movimentos sociais brasileiros. E pretendem colocar os seus mandatos a serviço da organização popular. leia mais
21 de jul. de 2010
Pela democratização da comunicação
É verdade. Apesar de ter vários companheiros e apoiadores ligados diretamente à rádios comunitárias, livres e outros meios de comunicação alternativos. E de ter, eu próprio militado por uma mídia alternativa, que rompesse com o monopólio da burguesia neste campo, não estava na pauta de nossa campanha este assunto.
No entanto, é necessário que nossa nossa candidatura também empunhe esta bandeira.
1 Democratização dos meios de comunicação com a facilidade de concessões para a comunicação comunitária, livre, participativa e não capitalista;
2 Fim do monopólio com a revisão das concessões das empresas capitalistas de comunicação;
3 Estímulo aos jornais, TV´s e rádios comunitárias, de verdade;
4 Pela revisão dos contratos do sinal digital, com reabertura da discussão sobre qual sinal atende melhor aos interesses do povo brasileiro.
Sem estas medidas mínimas, jamais teremos uma consolidação da democracia brasileira e uma sociedade justa.
Isso é o que defendemos e trabalhamos para construir!